ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM INSETOS
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2937Palabras clave:
Gamificação, Alfabetização. Aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem. Ensino humanizado., insetos, Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Ensino por InvestigaçãoResumen
No contexto educacional brasileiro, é essencial adaptar as metodologias de ensino para a Geração Z, que nasceu em um mundo saturado de tecnologia. Esta geração necessita de abordagens que incorporem ferramentas digitais e promovam a participação ativa dos estudantes. O objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo educativo sobre entomologia para dispositivos tecnológicos, utilizando a plataforma Scratch, para desmistificar conceitos errôneos sobre insetos e promover o aprendizado de suas características morfológicas e científicas. O jogo combina ensino por investigação e gamificação, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. A validação, feita por pares, destacou pontos fortes e áreas de melhoria, com recepção positiva em diversos itens analisados. Os resultados indicam que o jogo é uma ferramenta robusta e adequada para o ensino de entomologia, facilitando o aprendizado e desenvolvendo habilidades cognitivas e investigativas dos alunos.
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