APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

ENSINO DE QUÍMICA ATIVO E CONTEXTUALIZADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2675

Palabras clave:

Metodologia ativa. Validação. Inovações pedagógicas. Sustentabilidade.

Resumen

O ensino de química precisa ser discutido com foco na aprendizagem de que os sujeitos do século XXI necessitam. Desse modo, incorporar a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico em práticas pedagógicas torna-se relevante. O objetivo deste artigo é agregar o ensino de conhecimento de conceitos químicos ao tema energias renováveis de acordo com as etapas da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste estudo, apresentamos a análise de um instrumento de validação da ABP intitulada "Aprendendo na prática: um projeto ABP sobre energias renováveis para o Ensino Médio". O resultado da validação com os professores demonstra que a proposta de planejamento da ABP é adequada para os objetivos programados, como envolver os estudantes no processo de aprendizagem, estimular o protagonismo, o trabalho em equipe, a criatividade, o pensamento crítico, e dar significado ao conteúdo de química por relacioná-lo com situações do mundo real.

Publicado

10-09-2024

Cómo citar

GARCIA ALVES ZAGO, Karina; ROCCO DE SENA, Denise; SANTOS DE MEDEIROS GARCIA, Ana Raquel. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) EM ENERGIAS RENOVÁVEIS: ENSINO DE QUÍMICA ATIVO E CONTEXTUALIZADO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 305–317, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2675. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2675.. Acesso em: 22 dec. 2024.

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