APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENSINO DE QUÍMICA ATIVO E CONTEXTUALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2675Palabras clave:
Metodologia ativa. Validação. Inovações pedagógicas. Sustentabilidade.Resumen
O ensino de química precisa ser discutido com foco na aprendizagem de que os sujeitos do século XXI necessitam. Desse modo, incorporar a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico em práticas pedagógicas torna-se relevante. O objetivo deste artigo é agregar o ensino de conhecimento de conceitos químicos ao tema energias renováveis de acordo com as etapas da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste estudo, apresentamos a análise de um instrumento de validação da ABP intitulada "Aprendendo na prática: um projeto ABP sobre energias renováveis para o Ensino Médio". O resultado da validação com os professores demonstra que a proposta de planejamento da ABP é adequada para os objetivos programados, como envolver os estudantes no processo de aprendizagem, estimular o protagonismo, o trabalho em equipe, a criatividade, o pensamento crítico, e dar significado ao conteúdo de química por relacioná-lo com situações do mundo real.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.