EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:
EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1451Palabras clave:
Educação especial., Aprendizagem matemática, Educação matemática inclusiva, PesquisasResumen
Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e
aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando
condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o
mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática
dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário
da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a
diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais
potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse
direito garantido.
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