MOVIMENTOS ATUAIS EMPREENDIDOS PELO/NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSIDERANDO O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3078Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Inclusão escolar, Laboratório de acessibilidadeResumo
A Educação Especial, que inclui pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, integra a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e é uma realidade relativamente recente. A inclusão escolar assegura o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos deste público. Tal contexto demanda a criação de instrumentos que considerem os processos de ensino e aprendizagem, bem como os desafios enfrentados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para se adequar a essa conjuntura. Este artigo descreve as práticas relacionadas à idealização e atualização da Resolução do Conselho Superior nº 55/2017 e à construção do projeto para a implementação do Laboratório de Acessibilidade do Ifes. Trata-se de um relato de experiência baseado em dados qualitativos e na história. Os esforços visam proporcionar ao Público da Educação Especial (PEE) do Ifes e à comunidade acadêmica condições adequadas de acessibilidade.
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