MOVIMENTOS ATUAIS EMPREENDIDOS PELO/NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSIDERANDO O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3078

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Inclusão escolar, Laboratório de acessibilidade

Resumo

A Educação Especial, que inclui pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, integra a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e é uma realidade relativamente recente. A inclusão escolar assegura o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos deste público. Tal contexto demanda a criação de instrumentos que considerem os processos de ensino e aprendizagem, bem como os desafios enfrentados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para se adequar a essa conjuntura. Este artigo descreve as práticas relacionadas à idealização e atualização da Resolução do Conselho Superior nº 55/2017 e à construção do projeto para a implementação do Laboratório de Acessibilidade do Ifes. Trata-se de um relato de experiência baseado em dados qualitativos e na história. Os esforços visam proporcionar ao Público da Educação Especial (PEE) do Ifes e à comunidade acadêmica condições adequadas de acessibilidade.

Biografia do Autor

  • Josiane Beltrame Milanesi, IFES

    Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) também pela Universidade Federal de São Carlos. Já atuou como professora convidada da Universidade Federal do Pará pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da educação Básica (PARFOR). Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) da Universidade Federal de São Carlos e integrante do Observatório Nacional de Educação Especial (ONESSP). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo atuando no campus Vitória como coordenadora do Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas e atualmente é Professora de Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, inclusão escolar, atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, formação de professores, políticas públicas e deficiência intelectual.

Downloads

Publicado

30-03-2025

Como Citar

BELTRAME MILANESI, Josiane; COCO DOS SANTOS, Emilene. MOVIMENTOS ATUAIS EMPREENDIDOS PELO/NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSIDERANDO O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 19–31, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3078. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3078.. Acesso em: 6 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 177

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.