(DES)CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CIENTÍFICA

UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática / Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1425

Palabras clave:

Alfabetização Científica, Alfabetização, Práticas Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumen

Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática defendida em 2015, investigando práticas pedagógicas que possibilitassem o desenvolvimento do educando no primeiro ano do ensino fundamental, a partir do diálogo entre a alfabetização científica e alfabetização linguística. Caracterizada como um estudo qualitativo, com aproximações à pesquisa-ação, tal estudo foi realizado em uma escola pública municipal em Cariacica-ES, com a participação de duas professoras; 53 alunos entre seis e sete anos; a pedagoga da escola; e os próprios pesquisadores. Tais sujeitos vivenciaram ações pedagógicas em oito encontros/aulas, sistematizadas em nove temáticas a partir do conceito “vida”. Ao final, o estudo defende que o ensino de ciências não deve estar separado das práticas alfabetizadoras, mas, ao contrário, pode participar do processo de apropriação e compreensão sistema de escrita alfabética.

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

CORDEIRO, Robson Vinicius; DONIZETTI SGARBI, Antonio. (DES)CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1425. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1425.. Acesso em: 22 dec. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

08-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

26-01-2022

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

1-10 de 125

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.