DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1420

Palabras clave:

Educação Estatística, Modelagem Matemática, COVID-19, Competências Estatísticas

Resumen

Trata-se de um relato de pesquisa de cunho qualitativo que se propôs a aplicar uma atividade com duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver as competências estatísticas, sendo elas o raciocínio, o pensamento e a literacia, por meio de uma atividade de Modelagem Matemática com o tema da pandemia da COVID-19, com bases em Burak (1992) e Lopes (2008). Foi proposta a construção de um questionário estruturado em sala de aula virtual com perguntas a respeito da pandemia da COVID-19 a ser respondido pelos alunos e familiares para entender os impactos da pandemia da COVID-19 nas famílias dos alunos, comparando os resultados com o Inquérito Sorológico feito pelo Estado do Espírito Santo. Os resultados mostraram que as competências foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial durante o período da análise crítica dos dados coletados, por meio do desenvolvimento de hipóteses sobre os dados, usando raciocínios sobre incerteza, amostragem e associação, generalização do tema para além do questionário e uso da comunicação estatística por meio da narrativa crítica das informações apresentadas.

Biografía del autor/a

  • Wanderson Pinto Moreira, Pessoa Física

    Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Educimat). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá. Atua como Professor Efetivo da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo - SEDU e da Rede Municipal de Vitória/ES.

  • Luciano Lessa Lorenzoni, Instituto Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

PINTO MOREIRA, Wanderson; LESSA LORENZONI, Luciano. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 14, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1420. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1420.. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

08-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

14-02-2022

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

1-10 de 99

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.