MOVIMENTOS ATUAIS EMPREENDIDOS PELO/NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSIDERANDO O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3078Keywords:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Inclusão escolar, Laboratório de acessibilidadeAbstract
A Educação Especial, que inclui pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, integra a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e é uma realidade relativamente recente. A inclusão escolar assegura o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos deste público. Tal contexto demanda a criação de instrumentos que considerem os processos de ensino e aprendizagem, bem como os desafios enfrentados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para se adequar a essa conjuntura. Este artigo descreve as práticas relacionadas à idealização e atualização da Resolução do Conselho Superior nº 55/2017 e à construção do projeto para a implementação do Laboratório de Acessibilidade do Ifes. Trata-se de um relato de experiência baseado em dados qualitativos e na história. Os esforços visam proporcionar ao Público da Educação Especial (PEE) do Ifes e à comunidade acadêmica condições adequadas de acessibilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.