DESAFIO ECOLAB: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA E EDUCATIVA POR MEIO DO ENSINO HÍBRIDO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2939Keywords:
Ensino de ciências, Meio Ambiente, Metodologia de Ensino, Gamificação, Jogos EducacionaisAbstract
Diante do desafio contemporâneo de proporcionar uma educação ambiental eficaz, surge a necessidade de inovação no processo de ensino. O jogo "Desafio EcoLab: Transformando a Educação Ambiental em uma experiência lúdica e educativa por meio do Ensino Híbrido" representa uma abordagem estimulante para engajar alunos e promover a consciência ambiental. Com o objetivo de investigar a eficácia do ensino híbrido, busca-se compreender a abordagem proposta contribui para o engajamento dos alunos e o desenvolvimento da consciência ambiental. A metodologia envolve a construção do jogo seguindo princípios pedagógicos, e a estrutura do jogo é concebida para integrar elementos presenciais e digitais. A aplicação do jogo, seguida pela coleta e análise dos dados, visa explorar a eficácia dessa abordagem inovadora na promoção da educação ambiental de forma envolvente e personalizada. O estudo avaliou a eficácia do ensino híbrido por meio do jogo "Desafio EcoLab" na educação ambiental. A integração de elementos presenciais e digitais proporcionou uma experiência envolvente e personalizada, resultando em uma recepção positiva pelos participantes. Limitações incluíram a falta de interações presenciais e discussões mais profundas. Recomenda-se explorar estratégias para promover interações online entre os alunos e adaptar o jogo para diferentes contextos. Os resultados destacam a importância do ensino híbrido e do "Desafio EcoLab" na promoção da consciência ambiental e habilidades críticas dos alunos em relação às questões ambientais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.