O USO DA LINGUAGEM R COMO FERRAMENTA TECNOLOGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Recursos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2680Keywords:
Ensino de Matemática, Linguagem de programação R, Estatística.Abstract
O presente estudo apresenta a Tecnologia Educacional e Recurso Didático no Ensino da matemática, então através do uso da linguagem de programação, o estudo propôs caminhos alternativos para a prática metodológica do ensino/aprendizagem da disciplina. O espaço amostral utilizado foi composto por turmas de 2º e 3º ano, estimando 20 a 25 alunos por semestre durante as aulas de eletiva de práticas laboratoriais de uma escola pública, na cidade de Fortaleza, Ceará. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, onde os alunos foram desafiados a construírem seus próprios códigos, de forma que se envolveram na prática e explicação dos mesmos, para os outros colegas ao fim de cada semestre com a realização de um projeto final. Diante dos resultados quantitativos e das reflexões promovidas pela observação do ensino com inovação tecnológica, foi viabilizado a melhor forma de sensibilizar a Secretaria de Educação, bem como discentes e docentes a permitir e defender o uso da programação como forma de fomentar o interesse pela matemática e foi aplicado um teste qualitativo ao universo estudado pedindo que avaliem a nova metodologia de ensino. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maiorias dos alunos afirmam ser importante uso de uma ferramenta computacional como o uso da linguagem de programação para o ensino por se tratar de algo novo no ensino.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.