O USO DA LINGUAGEM R COMO FERRAMENTA TECNOLOGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Recursos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2680Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Linguagem de programação R, Estatística.Resumo
O presente estudo apresenta a Tecnologia Educacional e Recurso Didático no Ensino da matemática, então através do uso da linguagem de programação, o estudo propôs caminhos alternativos para a prática metodológica do ensino/aprendizagem da disciplina. O espaço amostral utilizado foi composto por turmas de 2º e 3º ano, estimando 20 a 25 alunos por semestre durante as aulas de eletiva de práticas laboratoriais de uma escola pública, na cidade de Fortaleza, Ceará. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, onde os alunos foram desafiados a construírem seus próprios códigos, de forma que se envolveram na prática e explicação dos mesmos, para os outros colegas ao fim de cada semestre com a realização de um projeto final. Diante dos resultados quantitativos e das reflexões promovidas pela observação do ensino com inovação tecnológica, foi viabilizado a melhor forma de sensibilizar a Secretaria de Educação, bem como discentes e docentes a permitir e defender o uso da programação como forma de fomentar o interesse pela matemática e foi aplicado um teste qualitativo ao universo estudado pedindo que avaliem a nova metodologia de ensino. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maiorias dos alunos afirmam ser importante uso de uma ferramenta computacional como o uso da linguagem de programação para o ensino por se tratar de algo novo no ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.