PODCASTS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA ABORDAGEM PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

Authors

  • Ulysses Vieira da Silva Ferreira IFRN
  • Jáfia Eduarda da Silva Araújo IFRN
  • Caio Patrício de Souza Sena

DOI:

https://doi.org/10.36524/c0dx1c19

Keywords:

Ensino de Química, Alfabetização Científica, Problemas., Experimentação, Propriedades Coligativas

Abstract

Vários fatores contribuem para que os indivíduos compreendam o mundo ao seu redor. Um deles diz respeito à leitura que realizam a partir do conhecimento científico. Por esse motivo, é válido ressaltar que há uma busca incessante na educação em ciências no que se refere à promoção da Alfabetização Científica (AC). Com o objetivo de analisar o impacto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), combinada com a experimentação na promoção da AC em alunos do Ensino Médio Integrado ao abordar o conteúdo de Propriedades Coligativas em Química por meio de podcasts, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma de 4° ano do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte durante as atividades do PIBID. Os dados coletados foram podcasts gravados pelos alunos, a partir dos quais foi possível abordar os experimentos realizados e suas relações com as propriedades coligativas. Os arquivos reunidos foram transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fato que possibilitou verificar uma compreensão significativa não só dos conceitos químicos estudados, mas também da relação destes com a ciência e a tecnologia.

Published

08-05-2024

Similar Articles

31-40 of 127

You may also start an advanced similarity search for this article.