RELATO DE EXPERIÊNCIA:

A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Authors

  • Eduardo dos Reis Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Paulo Willian Brunelli Viçosi INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS, CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.2017

Keywords:

Tutor, Auxílio, Aprendizado, EAD

Abstract

Os alunos que estudam na modalidade de educação à distância, necessitam ao menos ter familiaridade com ferramentas de ensino online, para que o processo de aprendizagem ocorra. Caso contrário, o aprendizado pode ser demorado. Com o auxílio do tutor presencial, esta adaptação ao EAD pode ser reduzida e o aprendizado alcançado. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da tutoria presencial no auxílio de acadêmicos de graduação no pólo Cidelândia-MA de uma universidade privada. Quanto aos métodos, a partir de um relato de experiência realizado entre fevereiro e setembro de 2022, nos períodos iniciais (I e II) dos cursos de administração e ciências contábeis. Os resultados evidenciam que a atuação do tutor presencial contribui para que os alunos se adaptam a modalidade e aprendam os conteúdos em consonância com as teleaulas.

Author Biographies

  • Eduardo dos Reis Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

    Administrador, Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Gestão Logística e Engenharia da Produção e Especialista em Gestão Educacional: supervisão, inspeção e orientação.

  • Paulo Willian Brunelli Viçosi, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS, CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES

    Pedagogo, Especialista em Libras e Mestre em Educação.

Published

25-07-2023

How to Cite

DOS REIS SILVA, Eduardo; WILLIAN BRUNELLI VIÇOSI, Paulo. RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 54–64, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i2.2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017.. Acesso em: 25 aug. 2024.

Received

05-02-2023

Accepted

13-04-2023

Published

25-07-2023

Similar Articles

11-20 of 24

You may also start an advanced similarity search for this article.