JUSTIFICATIVAS DE ESTUDANTES NA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

ELEMENTOS POTENCIALMENTE REVELADORES DA MOTIVAÇÃO PARA RESOLUÇÃO PROBLEMAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1419

Keywords:

Formulação de Problemas, Ensino de Matemática, Multiplicação e Divisão, Motivação

Abstract

Neste trabalho apresentamos justificativas de estudantes na formulação de seus problemas de multiplicação e divisão, buscando identificar elementos que possam revelar a motivação pela resolução de problemas. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, de natureza qualitativa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), em nível de Mestrado, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Tal pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Vargem Alta – ES. As análises mostraram que os elementos existentes nos problemas formulados pelos estudantes e que podem revelar os interesses pela sua resolução estão na esfera das experiências sociais (contextos reais ou fictícios, vivenciados ou não), desejos pessoais (estimular e desafiar), preferências (gostos e objetos da materialidade infantil), afinidades (personagens) e juízo de valor (adjetivação da experiência), em seus mais diferenciados contextos.

Author Biography

  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Published

31-03-2022

How to Cite

OLIVEIRA ALTOÉ, Renan; DE OLIVEIRA FREITAS, Rony Cláudio. JUSTIFICATIVAS DE ESTUDANTES NA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ELEMENTOS POTENCIALMENTE REVELADORES DA MOTIVAÇÃO PARA RESOLUÇÃO PROBLEMAS . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1419. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1419.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Received

08-10-2021

Accepted

13-12-2021

Published

31-03-2022

Similar Articles

1-10 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.