(RE) Descobrindo o Teorema de Pitágoras: uma experiência com materiais didáticos manipuláveis

Autores

  • Alessandra de Fátima da Silveira Aguiar Instituto Federal do Espírito Santo
  • Thamires Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.765

Palavras-chave:

Materiais Didáticos Manipuláveis, Teorema de Pitágoras, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, realizada com 29 alunos de um 9° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no Município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Objetivou-se verificar como a utilização dos conhecimentos prévios e o uso dos materiais didáticos manipuláveis contribuem para a compreensão do Teorema de Pitágoras. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário, entrevista, registro fotográfico, diário de campo, atividades e uma sequência didática. Verificou-se que foi possível estabelecer, por meio dos conhecimentos prévios e do uso dos materiais didáticos manipuláveis, a compreensão do Teorema de Pitágoras e de como utilizá-lo, resultando em uma aprendizagem mais prazerosa, lúdica e diferenciada, donde os estudantes possam se sentir capazes na construção do seu conhecimento.

Downloads

Publicado

2020-08-17