INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SIMULAÇÃO DE UMA SÍNTESE PROTEICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2187Palavras-chave:
Atividade prática, Ensino Médio, Síntese Proteica, Alfabetização CientíficaResumo
O presente estudo investigou as contribuições de uma atividade prática voltada à síntese proteica no processo de aprendizagem de alunos, procurando estabelecer uma conexão entre os conceitos bioquímicos e o contexto diário dos aprendizes, além de fomentar a aquisição de competências para a Alfabetização Científica. A metodologia adotada iniciou-se com a análise crítica de um texto que abordava questões sócio científicas relevantes, seguida pela construção de um modelo de proteína utilizando materiais didáticos como aminoácidos, ribossomos e RNAs, representados por cartolinas dupla face. Os achados da pesquisa sugerem que tal abordagem prática para o estudo da síntese proteica não apenas facilita a compreensão de conceitos biológicos complexos, mas também encoraja a reflexão crítica sobre o papel das proteínas nas funções enzimáticas e hormonais, promovendo uma compreensão mais aprofundada sobre questões científicas e tecnológicas e suas repercussões éticas, morais, econômicas e ambientais. Destarte, conclui-se que a atividade desempenhou um papel significativo na promoção da Alfabetização Científica entre os estudantes.
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