A HISTÓRIA ÚNICA SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS: CAMINHOS OUTROS PARA SE PENSAR A LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3086Palavras-chave:
Libras. Surdos. Língua. Mitos.Resumo
O artigo aborda criticamente a "história única" sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), conceito inspirado na obra de Chimamanda Ngozi Adichie. Destaca-se como a Libras tem sido erroneamente reduzida ao alfabeto manual e à mímica e entendida como língua universal, desconsiderando sua complexa estrutura linguística e a riqueza cultural das comunidades surdas. A metodologia inclui a análise crítica de conceitos difundidos sobre a Libras, com o objetivo de desmistificar essas ideias e propor uma visão mais abrangente. Os principais resultados evidenciam a necessidade de expandir a compreensão sobre a Libras e fortalecer os direitos linguísticos dos surdos, promovendo práticas inclusivas em diversas áreas, além da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.