ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.1870Keywords:
Ensino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.Abstract
O presente estudo apresenta um relato de experiência pedagógica baseada no uso de materiais de baixo custo, em aulas de Física. E teve como objetivo investigar o papel da experimentação no processo de ensino dos conteúdos de pressão atmosférica e a primeira lei da termodinâmica, por meio da reprodução de algumas experiências simples e de baixo custo. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Denise, estado de Mato Grosso. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a produção de dados ocorreu através da aplicação de atividades pré e pós experiência, finalizando com um questionário para demonstrar o número de alunos que obtiveram êxito (parcial ou geral), nas questões antes e depois da oficina. Os alunos foram desafiados a construírem seus próprios experimentos, de forma que se envolveram na elaboração e explicação dos mesmos, para os outros colegas. A partir das demonstrações na oficina e através dos dados coletados por meio do pré-teste e pós-teste, foi possível observar que, os alunos passaram a compreender melhor o conceito de pressão atmosférica e também a equação da Primeira Lei da Termodinâmica. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maioria dos alunos afirmam ser importante uso de experimentos nas aulas de Física. Após a realização desta experiência foi possível constatar que o uso de experimentos nas aulas de Física favoreceu o envolvimento e aprendizado dos alunos, mesmo sendo considerada uma disciplina difícil por grande parte deles. Assim, considera-se que o uso de experiências com materiais de baixo custo também se mostrou como uma estratégia relevante e pode ser fundamental na formação cognitiva do aluno.
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