FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM O TRABALHO PEDAGÓGICO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE NÚMERO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1455Palavras-chave:
Formação continuada., Educação Infantil, Matemática, NúmeroResumo
O artigo aborda discussões sobre o trabalho com números naturais na educação infantil, tomando como referência pressupostos teórico metodológicos da abordagem histórico cultural. Para isso, apresenta recorte de dados oriundos de ação de extensão vinculada à formação continuada de professores que ensinam matemática na infância. Tal ação, realizada no ano de 2018, constituiu campo empírico de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Em específico, neste texto busca-se explicitar relações entre ações de estudos do movimento histórico e lógico do conceito de número realizadas no curso e a organização da atividade pedagógica. A narrativa analisada permite inferir que o percurso de estudos proposto, favoreceu ampliar conhecimentos sobre os principais nexos do conceito em questão, estimulando reflexões e ressignificações sobre o modo de organização de ações didático-pedagógicas dos participantes.
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