O USO DO SOFTWARE GENIALLY NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • LUCIANO CARNEIRO CARDOZO Instituto Federal do Espírito Santo
  • MÁRCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
  • VANESSA BATTESTIN

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2234

Palavras-chave:

Genially. Metodologias Ativas. Escape Room. Química Orgânica. Gamificação.

Resumo

A formação de professores em tecnologias digitais tem assumido valorosa forma de melhorar o ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias ativas com intencionalidade pedagógica pode favorecer o ensino de química através de uma prática educativa, utilizando o software Genially. O estudo de caráter exploratório e abordagem metodológica qualitativa, foi proposto utilizando as ferramentas e recursos disponíveis no software, para a construção de uma estratégia gamificada com objetivo de favorecer o processo investigativo, a partir de resoluções de problemas de ordem cotidiana. Os resultados revelaram que o Genially pode ser promissor para tornar as aulas atrativas e imersivas. Em relação ao feedback para finalidades avaliativas, o software não é indicado, pois não é possível mapear resultados. Apesar disso, apresenta grande relevância para a formação de professores no campo de tecnologias digitais, pois alicerça alternativas profícuas para melhoria do fazer profissional.

 

Downloads

Publicado

19-05-2024

Como Citar

CARNEIRO CARDOZO, LUCIANO; GONÇALVES DE OLIVEIRA, MÁRCIA; BATTESTIN, VANESSA. O USO DO SOFTWARE GENIALLY NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 84–96, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2234. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2234.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Recebido em

19-07-2023

Aceito em

07-03-2024

Publicado em

19-05-2024

Artigos Semelhantes

21-30 de 39

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.