INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SIMULAÇÃO DE UMA SÍNTESE PROTEICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2187

Palavras-chave:

Atividade prática, Ensino Médio, Síntese Proteica, Alfabetização Científica

Resumo

O presente estudo investigou as contribuições de uma atividade prática voltada à síntese proteica no processo de aprendizagem de alunos, procurando estabelecer uma conexão entre os conceitos bioquímicos e o contexto diário dos aprendizes, além de fomentar a aquisição de competências para a Alfabetização Científica. A metodologia adotada iniciou-se com a análise crítica de um texto que abordava questões sócio científicas relevantes, seguida pela construção de um modelo de proteína utilizando materiais didáticos como aminoácidos, ribossomos e RNAs, representados por cartolinas dupla face. Os achados da pesquisa sugerem que tal abordagem prática para o estudo da síntese proteica não apenas facilita a compreensão de conceitos biológicos complexos, mas também encoraja a reflexão crítica sobre o papel das proteínas nas funções enzimáticas e hormonais, promovendo uma compreensão mais aprofundada sobre questões científicas e tecnológicas e suas repercussões éticas, morais, econômicas e ambientais. Destarte, conclui-se que a atividade desempenhou um papel significativo na promoção da Alfabetização Científica entre os estudantes.

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Publicado

08-05-2024

Como Citar

CANCIAN ROLDI, Maria Margareth; DA SILVA LIMA VIEIRA, Luciane; PIRES CAMPOS, Carlos Roberto. INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SIMULAÇÃO DE UMA SÍNTESE PROTEICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 56–70, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2187. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2187.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Recebido em

21-06-2023

Aceito em

13-03-2024

Publicado em

08-05-2024

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