Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível

Autores/as

  • Fabio Menezes SME-DUQUE DE CAXIAS/RJ e FFP-UERJ
  • Michele Barabani SME-RIO DE JANEIRO/RJ
  • Aline Regina SME-RIO DE JANEIRO/RJ

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.793

Palabras clave:

Números Negativos, Anos Iniciais, Recurso Didático, Obstáculo epistemológico

Resumen

Neste relato de pesquisa visamos refletir sobre uma prática investigativa acerca do ensino de números inteiros negativos nos anos iniciais do ensino fundamental, idealizada e realizada por meio de uma parceria entre pares que ensinam matemática em diferentes etapas de escolarização. Em nossa investigação como uma postura docente, produzimos os dados observando o uso de um jogo digital como recurso didático, considerando, para análises, os momentos em que a literatura o reconhece como ‘transparente’ e se aprende com ele. Questionamos, a partir de contextos históricos, um suposto obstáculo epistemológico, que relega a aprendizagem sobre os números negativos a partir do sétimo ano de escolaridade, mas que nos pareceram facilmente ultrapassados pelas crianças devido à nossa abordagem. Consideramos, ainda, repensar o paradigma curricular em deslocar o ensino dos negativos já para os anos iniciais, entendendo que o ensino da matemática escolar é uma prática socialmente situada.

Publicado

17-08-2020

Cómo citar

MENEZES, Fabio; BARABANI, Michele; REGINA, Aline. Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 38–51, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.793. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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