USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.607Palabras clave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Jovens e AdultosResumen
O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.