ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DOCENTEPT INCLUSIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3149

Palabras clave:

Acessibilidade. Formação docente. Educação Especial Educação Profissional.

Resumen

Este trabalho é um relato da experiência de um curso de pós-graduação lato sensu especialização em docência para a Educação Profissional acessível a pessoas com deficiência. O curso foi planejado e desde a primeira oferta, em 2021, tem uma proposta de acessibilidade curricular, pedagógica, metodológica, digital e comunicacional e conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Como resultado, foi desenvolvido um curso com projeto pedagógico inclusivo, práticas e metodologias diversificadas, recursos metodológicos variados e em formato acessível, o que tem desencadeado em uma grande procura por pessoas com deficiência.

Biografía del autor/a

  • Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

    Professora e Diretora Executiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi diretora do Cefor de fevereiro de 2019 a abril de 2022, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ifes de agosto de 2016 a agosto de 2018 e coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação de agosto de 2018 a fevereiro de 2019. Tem experiência em inteligência artificial, educação à distância, tecnologias educacionais, informática na educação, robótica, software livre, rastreamento visual de objetos, processamento de imagens, roteamento de veículos e informática médica.

Publicado

30-03-2025

Cómo citar

COTONHOTO, Larissy Alves; BERGER ANDRADE, Mariella. ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA A ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DOCENTEPT INCLUSIVO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 106–122, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3149. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3149.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Artículos similares

1-10 de 133

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.