PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO E AS QUESTÕES ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3148Palabras clave:
Deficiência. Educação Especial. Inclusão. Formação. Professores.Resumen
Este estudo teve como objetivo mostrar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo tem se voltado para a formação continuada de professores e outros profissionais da educação que atuam com alunos público da educação especial, ofertando cursos de formação inicial e continuada. Realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, que se concentra na análise e interpretação de documentos relevantes, como editais e projetos de cursos. Desta forma, os documentos foram analisados de forma crítica e interpretativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Identificamos o compromisso da instituição com a formação de profissionais da educação, sobretudo para atuarem na educação especial. A oferta contínua de 19 cursos gratuitos, totalizando 1350 vagas, mostra a abrangência e o alcance das ações promovidas pela instituição em prol da educação especial inclusiva e da formação de professores.
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