PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO E AS QUESTÕES ATUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3148

Keywords:

Deficiência. Educação Especial. Inclusão. Formação. Professores.

Abstract

Este estudo teve como objetivo mostrar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo tem se voltado para a formação continuada de professores e outros profissionais da educação que atuam com alunos público da educação especial, ofertando cursos de formação inicial e continuada. Realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, que se concentra na análise e interpretação de documentos relevantes, como editais e projetos de cursos. Desta forma, os documentos foram analisados de forma crítica e interpretativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Identificamos o compromisso da instituição com a formação de profissionais da educação, sobretudo para atuarem na educação especial. A oferta contínua de 19 cursos gratuitos, totalizando 1350 vagas, mostra a abrangência e o alcance das ações promovidas pela instituição em prol da educação especial inclusiva e da formação de professores.

Author Biographies

  • Yvina Pavan Baldo, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação de Assistência e Educação (Faesa). Atuou no Ensino Superior como professora na FAESA, como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2006 a 2009), Diretora de Educação a Distância (2009 a 2014) e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Atualmente é professora com dedicação exclusiva no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes atuando em cursos de formação de professores na área de Tecnologias Educacionais e Acessibilidade . É coordenadora adjunta do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Cefor). Tem experiência na área de Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias na educação e aspectos relativos à acessibilidade, os impactos das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, inclusão digital, planejamento e implantação de cursos EaD e design educacional.

  • Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Professora e Diretora Executiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi diretora do Cefor de fevereiro de 2019 a abril de 2022, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ifes de agosto de 2016 a agosto de 2018 e coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação de agosto de 2018 a fevereiro de 2019. Tem experiência em inteligência artificial, educação à distância, tecnologias educacionais, informática na educação, robótica, software livre, rastreamento visual de objetos, processamento de imagens, roteamento de veículos e informática médica.

  • Giovana Dewis Munari, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2019). Possui especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UnB (2014), especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC/RS (2013) e graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Atua no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Cefor/Ifes), na Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão (Gedi). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho.

Published

30-03-2025

How to Cite

COTONHOTO, Larissy Alves; PAVAN BALDO, Yvina; BERGER ANDRADE, Mariella; DEWIS MUNARI, Giovana. PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO E AS QUESTÕES ATUAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 88–105, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3148. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3148.. Acesso em: 6 aug. 2025.

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