ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM INSETOS

GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Rafael Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
  • Sérgio Benachio Suanno IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Mariella Berger Andrade IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • André Poça Suave IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Sara Costa de Souza Teles IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2937

Palabras clave:

Gamificação, Alfabetização. Aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem. Ensino humanizado., insetos, Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Ensino por Investigação

Resumen

No contexto educacional brasileiro, é essencial adaptar as metodologias de ensino para a Geração Z, que nasceu em um mundo saturado de tecnologia. Esta geração necessita de abordagens que incorporem ferramentas digitais e promovam a participação ativa dos estudantes. O objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo educativo sobre entomologia para dispositivos tecnológicos, utilizando a plataforma Scratch, para desmistificar conceitos errôneos sobre insetos e promover o aprendizado de suas características morfológicas e científicas. O jogo combina ensino por investigação e gamificação, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. A validação, feita por pares, destacou pontos fortes e áreas de melhoria, com recepção positiva em diversos itens analisados. Os resultados indicam que o jogo é uma ferramenta robusta e adequada para o ensino de entomologia, facilitando o aprendizado e desenvolvendo habilidades cognitivas e investigativas dos alunos.

Biografía del autor/a

  • Rafael Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

    Mestrando Educimat.

  • Sérgio Benachio Suanno, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestrando Educimat.

  • Mariella Berger Andrade, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Professora do Programa Educimat.

  • André Poça Suave, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestrando Educimat.

  • Sara Costa de Souza Teles, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestranda Educimat.

Publicado

30-10-2024

Cómo citar

ROSA, Rafael; BENACHIO SUANNO, Sérgio; BERGER ANDRADE, Mariella; POÇA SUAVE, André; COSTA DE SOUZA TELES, Sara. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM INSETOS: GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 5–14, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2937. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2937.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.