ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O PROJETO ECOLOGIA PARA ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo
  • Lucas Silva de Souza UNIOESTE
  • Taysnara Rodrigues Hastenreiter UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2510

Palabras clave:

Educação do Campo, Contextualização, Conhecimento, Ensino de Biologia

Resumen

O presente trabalho sistematiza uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia, direcionada especialmente às Escolas do Campo em Pedagogia da Alternância, estando passível de ajustes e adequações para outras modalidades de educação. Compreende que o processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva dialógica, deve pautar-se a partir da realidade dos sujeitos, para que estes possam contribuir com o fortalecimento e intervenção em seus territórios. Neste sentido, no contexto do componente curricular de Biologia, a proposta de sequência didática caminha numa perspectiva de aprendizagem contextualizada e significativa, a partir da integração da teoria com a prática no movimento dialético da práxis. Utilizam-se as reflexões de Santos (2010), Arroyo (1999), Begnami e Justino (2023), e Benísio e Costa (2019) para aprofundarmos e compreendermos o potencial da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância na promoção de processos de aprendizagem que contribuam para o fortalecimento da integração de saberes e uma educação libertadora, vinculada à emancipação dos sujeitos.

Publicado

10-09-2024

Cómo citar

MAURICIO POMUCHENQ, Felipe Junior; SILVA DE SOUZA, Lucas; RODRIGUES HASTENREITER, Taysnara. ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROJETO ECOLOGIA PARA ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 280–292, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2510. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2510.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

41-50 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.