HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2506Palabras clave:
História e Filosofia da Ciência. Formação de Professores. Anos Iniciais. Educação Antirracista.Resumen
Este estudo parte de uma pesquisa de mestrado profissional, realizada no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes) e objetiva apresentar como o uso da História e Filosofia da Ciência, na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode ser um caminho para o desenvolvimento de uma educação antirracista. Ancorados na perspectiva da Alfabetização Científica, os diálogos formativos buscaram discutir e refletir sobre o papel da Ciência na legitimação do racismo, fomentando práticas pedagógicas no contexto da Lei Federal nº 10.639/2003. A experiência da pesquisa nos permite reconhecer que o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser um grande aliado no combate ao racismo, sendo o campo da História e Filosofia da Ciência um caminho de muitas possibilidades.