PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIMENSÕES PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL, POR ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR.

Autores/as

  • Ana Paula Rodrigues da Costa Ifes Campus Vitória
  • Solange Taranto de Reis
  • Rodolfo Chaves

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1457

Palabras clave:

Educação Financeira Escolar. Educação de Jovens e Adultos. Produção de significados. Dimensões sociais.

Resumen

Este artigo traz um recorte de pesquisa em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, que tem poro bjetivo analisar os significados produzidos com os alunos de EJA, por meio de práticas educativas que envolveram dimensões pessoal, familiar e social, em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Como aporte epistemológico temos o Modelo dos Campos Semânticos, com raízes na pesquisa-ação, entendendo que as propostas de compartilhamento de espaços comunicativos e de dialogicidade, advindas, respectivamente, de Romulo Campos Lins e de Paulo Freire são fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento das práticas, utilizou-se a Teoria da Atividade, com vistas à elaboração das Práticas Educativas Investigativas. Como resultado pretende-se desenvolver um produto educacional em formato de guia didático.

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

RODRIGUES DA COSTA, Ana Paula; TARANTO DE REIS, Solange; CHAVES, Rodolfo. PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIMENSÕES PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL, POR ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 14, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1457. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1457.. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

18-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

04-02-2022

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

1-10 de 144

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.