FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM O TRABALHO PEDAGÓGICO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE NÚMERO

Autores/as

  • Dayane Gomes Prefeitura Municipal de Serra
  • Fabiany Cezário Dias Torezani Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Dilza Côco Ifes
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1455

Palabras clave:

Formação continuada., Educação Infantil, Matemática, Número

Resumen

O artigo aborda discussões sobre o trabalho com números naturais na educação infantil, tomando como referência pressupostos teórico metodológicos da abordagem histórico cultural. Para isso, apresenta recorte de dados oriundos de ação de extensão vinculada à formação continuada de professores que ensinam matemática na infância. Tal ação, realizada no ano de 2018, constituiu campo empírico de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Em específico, neste texto busca-se explicitar relações entre  ações de estudos do movimento histórico e lógico do conceito de número realizadas no curso e a organização da atividade pedagógica. A narrativa analisada permite inferir que o percurso de estudos proposto, favoreceu ampliar conhecimentos sobre os principais nexos do conceito em questão, estimulando reflexões e ressignificações sobre o modo de organização de ações didático-pedagógicas dos participantes.  

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

GOMES, Dayane; CEZÁRIO DIAS TOREZANI, Fabiany; CÔCO, Dilza; APARECIDA FRAGA DA SILVA, Sandra. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM O TRABALHO PEDAGÓGICO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE NÚMERO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 12, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1455. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1455.. Acesso em: 24 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

17-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

26-01-2022

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

41-50 de 103

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.