FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS APLICADA AO REFLORESTAMENTO DE MATAS CILIARES A PARTIR DE UM CURSO DO TIPO MOOC
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2515Resumo
A presente pesquisa visa analisar o potencial pedagógico de uma proposta formativa de um curso do tipo MOOC (Massive Open Online Courses), intitulado de “Reflorestamento de Matas Ciliares” aplicado no contexto do Programa Rio Doce Escolar a educadores ambientais do município de Linhares-ES. O curso possui certificação de 20 horas e apresenta os principais conceitos e técnicas de reflorestamento de matas ciliares sob a perspectiva da Educação Ambiental, com o intuito de promover ações de práxis educativas com a temática abordada. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de intervenção. Os resultados apontam aspectos qualitativos positivos, indicando a importância da continuidade na formação dos professores, favorecendo a ampliação da Educação Ambiental de forma interdisciplinar nos espaços formais, auxiliando os cursistas a compreenderem a relação entre natureza e sociedade, bem como as consequências das ações humanas no meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.