“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.

“I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.

Autores/as

  • Gisele Regiani Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manuella Villar Amado
  • Athelson Stefanon Bittencourt Stefanon Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1453

Palabras clave:

Sistema digestório, Sequência didática, Educação não formal, Educação formal, Alfabetização científica

Resumen

Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

REGIANI ALMEIDA, Gisele; VILLAR AMADO, Manuella; STEFANON BITTENCOURT, Athelson Stefanon Bittencourt. “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1453. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

21-30 de 110

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.