“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
“I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1453Palavras-chave:
Sistema digestório, Sequência didática, Educação não formal, Educação formal, Alfabetização científicaResumo
Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).