DESENVOLVIMENTO DO MOOC ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2966Keywords:
MOOC. Alfabetização Científica. Ensino por Investigação. Formação Docente.Abstract
A Alfabetização Científica (AC) é vital para a compreensão do mundo, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a curiosidade das crianças é maior. A formação contínua de professores é essencial, dado o ritmo acelerado das inovações científicas e tecnológicas. Este trabalho visou desenvolver e validar um MOOC focado na AC para pedagogos, utilizando o modelo ADDIEM. O curso foi validado por especialistas e educadores abrangendo dimensões tecnológicas, estruturais e pedagógicas e atendeu aos critérios de clareza, estrutura e eficácia pedagógica. Dos 17 participantes da turma piloto, 9 concluíram o curso, com feedbacks altamente positivos. Identificou-se a falta de tempo como principal desafio para a conclusão. O MOOC mostrou-se eficaz na formação de professores para a AC, recebendo alta recomendação dos cursistas. Futuras pesquisas devem focar em estratégias para aumentar o engajamento, as taxas de conclusão e investigação do impacto a longo prazo nas práticas de ensino.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.