A RELEVÂNCIA DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS NOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS
RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2958Keywords:
Produtos Educacionais. Programas Educacionais. Educação Especial. Formação de Professores.Abstract
O presente artigo versa sobre a relevância dos produtos educacionais desenvolvidos em um
programa profissional em educação e seus impactos na prática pedagógica dos professores na área da
educação especial em uma perspectiva inclusiva no período de 2017-2022. Assim, apresenta como objetivo
discutir os impactos desses produtos educacionais no trabalho docente, bem como suas implicações no
estabelecimento de novas concepções e metodologias de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa e de cunho bibliográfico, o estudo está ancorado na perspectiva teórica de Nóvoa (1991; 2017;
2022). Os produtos selecionados encontram-se dentro do tema formação continuada de professores na área
da educação especial em uma perspectiva inclusiva. Os resultados revelam que produtos educacionais são
recursos que podem contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais potentes e com o
desenvolvimento de novas percepções sobre a educação especial e a inclusão de alunos público-alvo da
educação especial nos sistemas de ensino. Tais produtos são reconhecidos como importantes por
emergirem das problemáticas que envolvem o cotidiano escolar por meio da pesquisa engajada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.