IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Sirley Trugilho da Silva IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3083

Palavras-chave:

Avaliação biopsicossocial., Pessoa com deficiência, Práticas inclusivas, Napne

Resumo

A legislação brasileira determina a avaliação biopsicossocial da pessoa com deficiência, por equipe multiprofissional e interdisciplinar, que ainda carece de regulamentação e implementação, da normatização do instrumento, e sua dinâmica. Ademais, modelos díspares de compreensão da deficiência, trazem consequências na educação, como exigência de laudos médicos para acesso a direitos. Objetiva-se, portanto, problematizar os modos de compreensão da deficiência, em relação às atitudes e apresentar a avaliação biopsicossocial em seus princípios orientadores e instrumentos, discutindo as suas implicações. Ao fim, indicam-se práticas inclusivas e mobilização para sua efetivação, principalmente na avaliação do ingresso por ações afirmativas; nas avaliações e encaminhamentos feitos pela equipe pedagógica daqueles que apresentam indícios de pertencer ao público da educação especial; bem como das modificações e apoios necessários.

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

TRUGILHO DA SILVA, Sirley. IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 32–45, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3083. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3083.. Acesso em: 5 ago. 2025.

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