IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3083Palavras-chave:
Avaliação biopsicossocial., Pessoa com deficiência, Práticas inclusivas, NapneResumo
A legislação brasileira determina a avaliação biopsicossocial da pessoa com deficiência, por equipe multiprofissional e interdisciplinar, que ainda carece de regulamentação e implementação, da normatização do instrumento, e sua dinâmica. Ademais, modelos díspares de compreensão da deficiência, trazem consequências na educação, como exigência de laudos médicos para acesso a direitos. Objetiva-se, portanto, problematizar os modos de compreensão da deficiência, em relação às atitudes e apresentar a avaliação biopsicossocial em seus princípios orientadores e instrumentos, discutindo as suas implicações. Ao fim, indicam-se práticas inclusivas e mobilização para sua efetivação, principalmente na avaliação do ingresso por ações afirmativas; nas avaliações e encaminhamentos feitos pela equipe pedagógica daqueles que apresentam indícios de pertencer ao público da educação especial; bem como das modificações e apoios necessários.
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