AUDIODESCRIÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Gabriela Alias Rios IFSP

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3091

Palavras-chave:

Audiodescrição, Práticas pedagógicas inclusivas, educação inclusiva

Resumo

A audiodescrição pode ser utilizada na educação básica como recurso de tecnologia assistiva, de forma a oferecer equiparação de oportunidades aos estudantes. Neste capítulo é trazida a perspectiva de recorte da produção científica brasileira nos últimos cinco anos considerando a aplicação da audiodescrição na educação básica, e que foram disponibilizadas no Portal de Periódicos da Capes. Os artigos analisados evidenciam lacunas na pesquisa brasileira quanto à aplicação da audiodescrição na educação básica, bem como lacunas na formação de professores que atuam na educação básica. Ainda, fica evidente a necessidade de pesquisas que aprofundem a investigação quanto à aplicação da audiodescrição na educação básica na prática. Ao final, são apontados alguns questionamentos que podem nortear pesquisas futuras na área. 

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

ALIAS RIOS, Gabriela. AUDIODESCRIÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 58–70, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3091. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3091.. Acesso em: 2 ago. 2025.

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