A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA
COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2512Palavras-chave:
Representações sociais., Redes complexas., Polifasia cognitiva., Avaliação tradicional.Resumo
A escola vem passando por diversas desordens que vêm ordenando o seu funcionamento, um dos modus operandi é controlar o comportamento dos alunos. Uma ferramenta usada é a avaliação tradicional com fim de classificar e testar. O objetivo do trabalho é identificar a Representação Social (RS) de alunos do Ensino Fundamental sobre o “dia de prova”. O referencial teórico usado foram as representações sociais e a Teoria do Núcleo Central, lançamos mão da Teoria das redes complexas para analisar a rede formada por 648 alunos. O método de coleta foi a teoria de evocações livres de palavras, por meio de um holograma fizemos a análise da rede. Os resultados mostraram que forças que atuam sobre os alunos causam um esgotamento psicológico. Encontramos um fenômeno conhecido como polifasia cognitiva que foi possível pela existência de RS diferentes na rede. Percebemos que esta agressão psicológica no “dia de prova” indica que as avaliações são usadas para punição e não para aprendizagem.