CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA

Autores/as

  • GILVAN MATEUS SOARES

Palabras clave:

Texto literário, Cultura digital, Multiletramentos

Resumen

O letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.

Publicado

20-12-2019

Número

Sección

Artigos científicos

Cómo citar

CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA . (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 28-42. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440

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