Edições anteriores

  • Edição Especial: Rochas Ornamentais
    v. 9 n. 2 (2023)

    O Brasil está entre os maiores produtores de Rochas Ornamentais no mundo e o Estado do Espírito Santo é um grande protagonista neste processo. De acordo com a ABIROCHAS, o Brasil exportou 502 mil toneladas de rochas ornamentais no 1º trimestre de 2022, o que corresponde a US$ 281,7 milhões, sendo o Espírito Santo responsável por mais de 80% das exportações. É com orgulho que a Revista Ifes Ciência lança esta Edição Especial sobre Rochas Ornamentais. O objetivo é reunir artigos científicos que forneçam um panorama geral do setor e dar visibilidade às pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas diversas etapas do processo, entre as quais se destacam a extração, o beneficiamento e o destino final dos produtos e rejeitos gerados no processo.

  • Revista Ifes Ciência
    v. 9 n. 1 (2023)

    A Revista Ifes Ciência (RIC) apresenta o novo editor-chefe de sua revista, o Prof. Dr. Wanderson Romão. Como principal mudança na Revista para o ano de 2023, o Editor-chefe destaca o desmembramento de suas grandes áreas a partir de quatro para seis. São elas: Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências Linguística, Letras e Artes; Ciências Agrárias e Meio Ambiente; Ciências Biológicas e Saúde; e Ciências Exatas e da Terra. Além disso, na maior parte dos casos, o número de editor-chefe para cada área passou a ser composto por dois profissionais, onde a equipe editorial de 2023 será composta por dez profissionais. A RIC também passará a aceitar artigos que podem ser agora classificados como artigos de revisão, notas técnicas e artigos originais. A norma de submissão desses artigos pode ser encontrada na instrução para autores no site da revista.  Além disso, no ano de 2023, gostaríamos de dar as boas vindas aos Editores prof. Dr. Marlon Carlos França, Ifes – Campus de Piuma, que será o editor chefe das áreas de Ciências Agrárias e Meio Ambiente  e o prof. Dr. Nelson Martinelli Filho Ifes – Campus Vitória, que será o Editor-chefe das áreas de Ciências Humanas, e Ciências Sociais Aplicadas.

  • Revista Ifes Ciência
    v. 8 n. 1 (2022)

  • Edição Especial Recursos Genéticos
    v. 7 n. 3 (2021)

    A Revista Ifes Ciência tem o prazer de lançar uma Edição Especial sobre os Recursos Genéticos. A Edição Especial vem contribuir com a divulgação científica de pesquisas na área de recursos genéticos  animais, vegetais ou de microrganismos, por entender que essa linha de pesquisa é de suma importância para a manutenção do patrimônio genético nacional, bem como ressaltar o belíssimo trabalho dos curadores de bancos de germoplasma que dedicam-se à manutenção dos bancos de germoplasma promovendo sua caracterização, avaliação e multiplicação de diferentes materiais genéticos. Portanto, esta edição tem como objetivo reunir artigos científicos, que apresentem resultados de pesquisas que colaborem com o desenvolvimento das atividades nos aspectos relacionados à manejo, resistência à pragas e doenças, melhoramento genético, caracterização morfológica ou molecular, aspectos sociais entre outros aspectos inerentes aos recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos.

    Convido a todos para conhecerem nossa Edição Especial em Recursos Genéticos.

  • Desenvolvimento Regional Sustentável: O centro-oeste capixaba
    v. 7 n. 2 (2021)

    Este volume da Revista Ifes Ciência, resultado do trabalho coletivo de pesquisadores, docentes e alunos, pretende à Comunidade Acadêmica, gestores públicos e privados, dentre outros, subsídios para reflexões e ações no sentido do desenvolvimento sustentável da Microrregião Centro-Oeste do Espírito Santo. Tal publicação reúne  artigos que tratam de temas relevantes que contemplam, por exemplo, aspectos sociais, econômicos e de infraestrutura.

  • Revista Ifes Ciência
    v. 7 n. 1 (2021)

    Neste ano de 2021, a Revista Ifes Ciência traz uma importante novidade: além das submissões de fluxo contínuo, a partir desta edição, as publicações também obedecerão a essa modalidade! Nessa perspectiva, a RIC se adequa às tendências mundiais de publicação científica, dando celeridade a suas edições. Apreciem nossos artigos ao longo do ano!!!

  • Revista Ifes Ciência
    v. 6 n. 4 (2020)

    Nesta 4ª Edição do 6° ano da Revista Ifes Ciência, a equipe editorial da Revista Ifes Ciência preparou 22 artigos que revelam a importância da divulgação científica e o fortalecimento das pesquisas realizadas nas áreas das ciências que integram nossa revista. São 2 publicações em Engenharias, 8 em
    Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, 10 em Ciências
    Agrárias e Biológicas e 2 em Exatas e da Terra. Apreciem nossos manuscritos!

  • Edição Especial Cafeicultura

    Edição Especial Cafeicultura
    v. 6 n. 3 (2020)

    A Revista Ifes Ciência tem o prazer de lançar uma Edição Especial sobre a cultura do cafeeiro, o qual produz grãos para uma bebida conhecida no mundo inteiro e uma planta familiar a notadamente a mineiros e capixabas por ser a cultura agrícola de maior relevância nessas regiões, trazendo emprego e renda a muitas famílias. Apesar de não ser uma espécie nativa brasileira, certamente é umas das que mais se adaptaram em nosso país, sendo fonte de estudo permanente entre pesquisadores do mundo todo.

    Convido a todos para que conheçam nossa Edição Especial em Cafeicultura.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 6 n. 2 (2020)

    Mediante todas as drásticas mudanças ocasionadas devido à pandemia da Covid-19, muitas situações tiveram de ser reorganizadas e a ciência vem demonstrando ser o melhor caminho para um futuro seguro e confiável. Não sem motivo, nas diferentes áreas do conhecimento, pesquisas são desenvolvidas, colaborando para o fortalecimento do conhecimento global. Nesse espírito, a equipe editorial da Revista Ifes Ciência preparou, para esta edição, vinte artigos que revelam a importância da divulgação científica. São três publicações em Engenharias, sete em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, quatro em Ciências Agrárias, dois em Ciências Biológicas e quatro em Exatas e da Terra.

  • Edição Especial COVID-19
    v. 6 n. 1 (2020)

    O mundo vive tempos difíceis perante a pandemia causada pela Covid-19. Isso tem limitado as ações humanas em todas as suas esferas de atuação no mundo contemporâneo, com a desestabilização da economia global, causando mortes e desolação. Apesar dos grandes danos causados pela pandemia, é exatamente em momentos como esses que a ciência se faz mais importante e deve ser valorizada por todos. O conhecimento científico é a única base confiável para lidar com o desconhecido. Com esse intuito, a Revista Ifes Ciência, por intermédio de sua primeira Edição Especial de 2020, traz, à luz dos ensinamentos da comunidade científica, cinco artigos que abordam diversos temas relacionados à pandemia, sendo um na área de Ciências Exatas e da Terra, dois na de Engenharias e dois na de Humanidades.

  • Edição Especial de Letras
    v. 1 n. 1 (2019)

    Editor Chefe: Dr. Sávio da Silva Berilli

    A Revista Ifes Ciência vem publicar pela primeira vez uma edição especial, reunindo dez artigos que debatem a  temática “Literatura, linguagens e ensino: teorias e práticas em diálogo”, refletindo sobre ações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa desenvolvido na contemporaneidade. Convidamos os leitores a navegar nas pesquisas de nossa primeira edição especial.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 5 n. 2 (2019)

    Editor Chefe: Dr. Sávio da Silva Berilli

    Durante o ano de 2019, a equipe editorial da Revista Ifes Ciência (RIC) dedicou-se incansavelmente para a promover a melhoria e a qualidade da revista, trazendo muitas novidades, como a indexação dos artigos em bases de buscas como o Google Scholar e Creative Commons (outras estão sendo buscadas, como latindex e DOAJ). Para tanto, tivemos que migrar nossos artigos para uma nova versão do sistema OJS (versão 3), sendo muito mais intuitiva e fácil de manejar pelos editores, autores e leitores. A revista passou por uma transformação em sua editoração, com um novo visual no site e uma diferente formatação dos textos, tornando-os mais apropriados e apresentáveis para um artigo científico. Nossa revista está atingindo a meta de publicação, ou seja, um mínimo de 20 artigos por edição regular, mantendo uma boa produção e regularidade. Foi adquirida, ainda em 2019, a licença para uso do Digital Object Identifier System (DOI), a fim de aprimorar o rastreamento dos artigos quando publicados. Com isso, chegamos à segunda edição da Revista Ifes Ciência de 2019, com a publicação de 22 artigos multidisciplinares, sendo seis da área Ciências Agrárias e Biológicas; cinco das Engenharias; dois das Ciências Exatas e da Terra e nove das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 5 n. 1 (2019)

     

    Editor Chefe: Dr. Sávio da Silva Berilli

    O primeiro fascículo da Revista IFES Ciência de 2019, conta com 20 artigos das diferentes áreas abordadas, sendo 6 de agrárias; 9 de Humanidades; 2 das Engenharias; e 3 de Ciências Exatas e da Terra, os quais serão detalhados a seguir por seus respectivos editores chefes das áreas:

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 4 n. 2 (2018)

     

    Editor Chefe: Dr. Sávio da Silva Berilli

    O segundo fascículo da Revista IFES Ciência de 2018, conta com doze artigos das diferentes áreas abordadas, sendo 5 de agrárias; 3 de Humanidades; 2 das Engenharias; e 2 de Ciências Exatas e da Terra, os quais serão detalhados a seguir por seus respectivos editores chefes.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 4 n. 1 (2018)

    Editor Chefe: Dr. Sávio da Silva Berilli

    A Revista IFES Ciência, é um periódico multidisciplinar, ligada ao Instituto Federal do Espírito Santo, que em 2018, passou por uma recomposição de seu corpo editorial, onde foram estabelecidas novas diretrizes e metas para o apoio a publicações científicas de toda comunidade acadêmica brasileira. A revista passou a ter cinco editores chefes, os quais gerenciam grandes áreas das ciências, tais como “Ciências Agrárias, Biológicas e Meio Ambiente”; “Ciências Exatas e da Terra”; “Ciências humanas; Educação e Ensino”; e “Engenharias”. Um quinto editor faz a ligação das ações da revista com os interesses institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através do Diretor Geral de Pesquisa do IFES.

    O primeiro volume de 2018 da Revista IFES Ciência, conta com nove artigos das diferentes áreas abordadas, sendo detalhada a seguir por seus respectivos editores.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 3 n. 2 (2017)

    Este é o sexto número da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que é o foco inicial da revista.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 3 n. 1 (2017)

    Este é o quinto número da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que é o foco inicial da revista.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 2 n. 2 (2016)

    Este é o quarto número da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que é o foco inicial da revista.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 2 n. 1 (2016)

    Este é o segundo número da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que é o foco inicial da revista.

  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 1 n. 2 (2015)

    Este é o segundo número da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que é o foco inicial da revista.
  • Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799
    v. 1 n. 1 (2015)

    Esta é a primeira Edição da Revista Ifes Ciência e reúne trabalhos oriundos de pesquisas em Áreas Diversas, apontando para uma perspectiva multidisciplinar que deve ser o foco inicial da revista.