CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA

Autores

  • Gilvan Mateus Soares

Palavras-chave:

Texto literário, Cultura digital, Multiletramentos

Resumo

O letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

SOARES, G. M. (2019). CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA . Revista Ifes Ciência , 1(1), 28-42. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/440

Edição

Seção

Artigos científicos