Sobre a Revista

Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799

 

HISTÓRICO:

A Revista Ifes Ciência é um periódico científico, foi criada em 2015 com publicações semestrais e a partir do ano de 2021 adotou o critério de publicação continuada. A revista tem caráter multidisciplinar e objetiva colaborar na difusão dos conhecimentos relacionados à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Seu propósito é abranger as várias áreas de atuação de pesquisadores do Ifes e de outras instituições, alinhadas às diretrizes da pesquisa no Brasil e no mundo, para isso publica artigos na língua portuguesa e inglesa. Suas submissões são gratuitas e de fluxo contínuo e os seus artigos são identificados com DOI. Além disso, são indexados em bases nacionais e internacionais de divulgação científica e seus manuscritos estão licenciados no Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Os grupos de áreas contemplados pela revista são:

  1. Engenharias;
  2. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguística; Letras e Artes;
  3. Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais; e
  4. Ciências Exatas e da Terra

Desde 2015, ano de seu lançamento, a Revista Ifes Ciência - RIC vem ampliando e qualificando suas publicações. No gráfico abaixo ´e mostrado a evolução das publicações, ano a ano.

POLÍTICA EDITORIAL:

A política editorial da IFES CIÊNCIA é de publicar artigos originais que contribuam significativamente para o conhecimento das Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais e Engenharias. Será dada preferência para artigos originais que estejam relatando novos conhecimentos e que não sejam meramente reposições de informações já conhecidas. A decisão de recomendação para publicação depende da aprovação do Comitê Editorial, Comitê de Área e da revisão por pares. 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Todos os trabalhos submetidos são inicialmente examinados pela equipe do corpo editorial da RIC e editores de área e então enviados a dois avaliadores ad hoc, no mínimo. 

 

BENEFÍCIOS:

Os autores dos artigos da Revista Ifes Ciência - RIC ganham os seguintes benefícios:

  • A RIC é um periódico de acesso aberto com o uso do sistema LOCKSS;
  • Publicação gratuita;
  • Submissão e revisão de artigos eletronicamente via Sistema OJS
  • Submissão e publicações de fluxo contínuo;
  • Publicação rápida: tempo médio de 100 dias;
  • Artigos completos em PDF disponíveis gratuitamente na WEB;
  • Avaliação por renomados revisores nacionais e internacionais ;
  • Revisão realizada por pares as cegas;
  • Todos os artigos são publicados com DOI;
  • Ampla visibilidade.