O TRABALHO COM A LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2316Palavras-chave:
literatura, Alfabetização, práticas educativasResumo
As práticas de leitura têm sido tema de muitas discussões no meio acadêmico. Neste texto apresentamos uma reflexão sobre as práticas no uso da literatura infantil em classe de alfabetização das escolas públicas do município de Viana-ES. Este trabalho se configura como um estudo exploratório realizado com base nas obras literárias do projeto Minha Biblioteca: Ler, contar, encantar, enviadas para os estudantes do 2º ano e nas observações das atividades desenvolvidas pelos professores no cotidiano escolar e nos encontros de formação continuada, desenvolvida no decorrer do ano de 2022. As bases teóricas se fundamentam nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e da concepção bakhtiniana de linguagem, na medida em que propõe uma abordagem dialógica do enunciado, em que o interlocutor participa da formação de sentido. As análises indicam que a forma pela qual o trabalho com gêneros foi conduzido, ou seja, a mediação das professoras possibilitou alguns momentos de interação autor-texto-leitor. Percebemos que a construção de sentidos pelas crianças poderia ter sido melhor explorada, visto que, na maioria dos eventos observados, as práticas se voltavam para a localização de informações no texto seguidas de realização de tarefas. Sabemos que não basta que a leitura seja compreendida apenas em sua materialidade linguística, uma vez que não é um produto pronto que carrega um único significado possível definido previamente pelo autor no momento da escritura.
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