CULTURA DO IMPRESSO NO DIGITAL: O TEXTO LITERÁRIO EM PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS REVESTIDAS DE TECNOLOGIA
Keywords:
Texto literário, Cultura digital, MultiletramentosAbstract
O letramento digital tem se constituído, atualmente, foco de discussão no processo de ensino e aprendizagem. No bojo das reflexões e de “inovações” para a abordagem, em sala, da lngua portuguesa, coleções didáticas referentes ao Ensino Fundamental II integraram, ao manual impresso, um DVD, disponibilizando objetos educacionais digitais (jogos, animações, infográficos) para abordar conteúdos gramaticais. Torna-se, assim, fundamental analisar como a abordagem desses conteúdos tem incorporado o uso das mídias digitais, de forma a promover o desenvolvimento de competências comunicativas, na perspectiva dos multiletramentos. Para proceder a essa análise, discute-se, brevemente, a origem e a história da constituição da tradição dos estudos gramaticais, de modo que se observa o desenvolvimento de uma cultura impressa (gramáticas, manuais didáticos, livretos, apostilas de cursinho) que favoreceu o processo de transformação de uso inicial do texto literário como exemplo da língua padrão, por meio dos grandes clássicos, para seu uso como pretexto para abordagem de tópicos da gramática normativa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).