LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.268Palavras-chave:
Ambiente virtual, leitura digital, hipertextoResumo
O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cinco
perguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não se
sentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).