LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Mara Pereira da Silva

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, Moço do saxofone, Educação Musical

Resumo

O estudo aqui proposto discute a relação da música e da literatura, por meio do conto “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles, para a formação do leitor literário na aula de Educação Musical, aproximando essas áreas e contribuindo em propostas didático metodológicas para desenvolver trabalhos com o texto literário na Educação Musical. A metodologia empregada para a construção desse texto foram baseados em fontes bibliográficas de autores das áreas de Literatura, Música, Antropologia, e outros.   Os resultados indicam que por meio do conto “O moço do saxofone pode trabalhar nas aulas de Educação Musical conteúdos como funções da música na sociedade, paisagem sonora, parâmetros do som ou qualidades do som e Mercado de trabalho dos músicos. Ao desenvolver essa proposta em sala de aula, o professor estará contribuindo no arcabouço cultural literário dos alunos em outras disciplinas do currículo, em que se inclui a música, visto que o conto permite diversas interpretações.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Silva, M. P. da. (2019). LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Ifes Ciência , 1(1), 53-61. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/414

Edição

Seção

Artigos científicos