LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Palavras-chave:
Literatura, Leitura, Moço do saxofone, Educação MusicalResumo
O estudo aqui proposto discute a relação da música e da literatura, por meio do conto “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles, para a formação do leitor literário na aula de Educação Musical, aproximando essas áreas e contribuindo em propostas didático metodológicas para desenvolver trabalhos com o texto literário na Educação Musical. A metodologia empregada para a construção desse texto foram baseados em fontes bibliográficas de autores das áreas de Literatura, Música, Antropologia, e outros. Os resultados indicam que por meio do conto “O moço do saxofone pode trabalhar nas aulas de Educação Musical conteúdos como funções da música na sociedade, paisagem sonora, parâmetros do som ou qualidades do som e Mercado de trabalho dos músicos. Ao desenvolver essa proposta em sala de aula, o professor estará contribuindo no arcabouço cultural literário dos alunos em outras disciplinas do currículo, em que se inclui a música, visto que o conto permite diversas interpretações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).