v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL

Edição Especial Revista Ifes Ciência: PROFQUI - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL

O Profqui é um Programa de Mestrado Profissional na área de Química com oferta nacional em 22 polos. Ele é coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das 22 Instituições Associadas. 

O Profqui possui 4 linhas de pesquisa, sendo elas: LP1 - Novas tecnologias e comunicação, LP2 - Química ambiental e energia, LP3 - Química da vida, e LP4 - Novos materiais. 

Na LP1 - Novas tecnologias e comunicação, esta linha de pesquisa explora, de modo crítico e reflexivo, a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação e da evolução tecnológica nos processos de formação, ensino e aprendizagem. Explora ainda a divulgação científica como um dos aspectos centrais da produção dos saberes científicos sob o ponto de vista histórico-sócio cultural e teórico-metodológico. Busca, por outro lado, produzir materiais multimídias de natureza didático-pedagógica que contribuam para melhor desempenho das atividades de divulgação e de ensino de química, focalizando inclusive as plataformas móveis como veículos para a apropriação da cultura química escolar.

Já na LP2 - Química ambiental e energia - esta linha de pesquisa investiga as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, dos processos ambientais e energéticos em geral. Estuda as formas de relação da química como com o ambiente, tendo em vista ser uma modalidade da ciência que se manifesta na sociedade em ampla confluência com a tecnologia. Procura desenvolver projetos de produtos e processos voltados para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar materiais didáticos e estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos que os justifiquem.

Na LP3 - Química da vida esta linha de pesquisa investiga as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, da química dos produtos naturais, fármacos e processos biológicos. Estuda as formas de relação da química com outras disciplinas, tais como a Biologia e a Ciência de Alimentos, na dimensão do Ensino Básico. Procura desenvolver projetos e dinâmicas multidisciplinares voltadas para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar e propor materiais didáticos, com foco no tema da Vida, além de estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos necessários para seu desenvolvimento.

E por fim, temos a LP4 - Novos materiais, onde ela investiga as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, da química dos novos materiais e dos processos de inovação, seus impactos sociais, riscos e limitações em suas diferentes dimensões na contemporaneidade. Estuda as formas de relação da química com outras disciplinas, tais como a Física e a Matemática, na dimensão do Ensino Básico. Procura desenvolver projetos e dinâmicas multidisciplinares voltadas para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar e propor materiais didáticos, com foco no tema da Novos Materiais e Inovação, além de estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos necessários para seu desenvolvimento.

 Diversos trabalhos tem sido desenvolvidos nas disciplinas, e, como produtos educacionais ao final do Mestrado, neste volume especial do Ifes Ciência apresentamos alguns dos trabalhos produzidos pelos nossos estudantes, além de um histórico sobre a criação do Profqui.

Boa leitura!

prof. Dra. Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro

Publicado: 2024-03-25

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Agrárias e Meio Ambiente