Normas

INFORMAÇÕES GERAIS

Utilize o arquivo modelo para auxiliá-lo na formatação do manuscrito.

 

A Revista Ifes Ciência realiza a verificação de todas as submissões de plágio e autoplágio. Assim, qualquer identificação de plágio implicará em recusa imediata. Sob nenhuma circunstância a Revista Ifes Ciência aceitará artigos previamente publicados em outras plataformas. Caso um trabalho seja plagiado após sua publicação, ele será imediatamente removido da plataforma e os autores serão notificados e removidos da lista de contribuintes para a revista.

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

  • Título: escrito no idioma empregado na redação do manuscrito (português, inglês ou espanhol), fonte Time New Roman, tamanho 14, negrito, caixa alta. 
  • Título em inglês: para textos escritos em idioma português ou espanhol. Fonte Time New Roman, tamanho 14, negrito, caixa alta, itálico. 
  • Autor (es): Abaixo do título em inglês, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita, constando o(s) nome(s) do(s) autor(es) sem abreviações e com indicativo numérico sobrescrito da filiação institucional e e-mail. IMPORTANTE: O nome do autor será inserido somente após o aceite.
  • Resumo ou Resumen: A estrutura do resumo se configura em um único parágrafo, contendo até 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11 - espaço simples, justificado. O texto do resumo deve representar o conteúdo da pesquisa, contemplando a proposta do trabalho, os objetivos, a fundamentação/discussão teórica, os procedimentos metodológicos e os principais resultados. Não deverá incluir referências bibliográficas. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ABNT - NBR 6028).
  • Palavras-chave/Palabras clave: Palavra(s) representativa(s) do conteúdo do documento e escolhida(s) em vocabulário controlado. Inserir no máximo cinco (5), grafadas em letras minúsculas (salvo se forem nomes próprios ou siglas), escritas na língua do texto, separadas por ponto-vírgula e com ponto final após a última.
  • Abstract: O resumo (em inglês) deve ser consistente com a versão em português (Abstract). O texto deve ser formatado com os mesmos padrões listados acima.
  • Keywords: seguir os padrões da versão em portugues.                                                                                        * Os títulos da "Palavras-chave", bem como seus respectivos correspondentes em idioma estrangeiro, devem ser escritos em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.

CORPO DO TEXTO: Todos os parágrafos do texto deverão seguir o seguinte padrão de formatação: fonte Times New Roman 12, espaçamento simples entre linhas, justificado, com recuo de 1,25cm na primeira linha de cada parágrafo. Deve haver um espaçamento de 6 pt depois de cada parágrafo. O texto principal (entre a seção de INTRODUÇÃO e as REFERÊNCIAS) deve estar disposto em 2 colunas, com espaçamento entre colunas de 0,88 cm.

1 OS TÍTULOS DAS SEÇÕES DEVEM SER EM FONTE TIMES NEW ROMAN 12, MAIÚSCULA, NEGRITO, JUSTIFICADO. TODOS OS TÍTULOS DEVERÃO SER NUMERADOS SEQUENCIALMENTE SEM PONTUAÇÃO A SEGUIR.

1.1 OS SUBTÍTULOS DE NÍVEL 2 DEVEM SER JUSTIFICADOS, EM FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, MAIÚSCULA, SEM NEGRITO.

1.1.2 Os subtítulos de nível 3 devem ser justificados, em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e somente a letra inicial em maiúscula ou, em caso de nomes próprios as primeiras letras de cada palavra maiúsculas.

2 CITAÇÕES (Normas segundo a NBR 10520) - Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, em letras maiúsculas.

2.1 CITAÇÃO DIRETA - Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

  1. Citações com até três linhas: devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...].”

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...].”

  1. Citações com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 2 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

2.2 CITAÇÃO INDIRETA – Texto baseado na obra do autor consultado. Exemplo:

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNO X, 1986; MEZI ROW, 1991).

CORPO DO TEXTO

  • 1 Introdução: A introdução é um trabalho argumentativo lógico que valida a necessidade de realizar o estudo. Trata-se de uma parte inicial do artigo em que o(s) autor(es), normalmente, estabelece(m) uma delimitação do assunto tratado, considerando outras pesquisas já realizadas, e apresentando objetivos, justificativa e demais elementos necessários para situar a temática abordada na proposta.
  • 2 Referencial teórico (títulos e subtítulos ficam a critério do(s) autor(es) – apenas quando houver): Uma pesquisa não se inicia do zero, assim, é importante que o pesquisador faça um estudo prévio sobre o que já foi escrito a respeito do assunto que irá abordar. Mesmo que seja uma pesquisa de campo inédita, que avalia uma situação concreta, desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter realizado pesquisa (s) semelhante (s), ou mesmo complementar(es) de certos aspectos da pretendida. A procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. Nesse espaço, você poderá apresentar vários tópicos.

  •  3 PROCESSOS METODOLÓGICOS/MATERIAIS E MÉTODOS (a critério do autor): Nesta parte recomenda-se detalhar os procedimentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho, a fim de garantir que os leitores consigam interpretar corretamente os resultados ou utilizar as informações para reproduzir o estudo. Apresentam-se apenas as metodologias que darão sustentação aos resultados e às conclusões. Em alguns casos, pode-se subdividir esta seção em tópicos de modo a facilitar a leitura e a identificação de aspectos metodológicos específicos do trabalho em questão.

  •  4 RESULTADOS E DISCUSSÃO: Item de fundamental importância no/para o trabalho, pois irá nortear a discussão, inclusive poderá ser uma das primeiras partes a serem lidas pelo leitor. Portanto, a apresentação deverá ressaltar os aspectos mais importantes dos dados coletados, correspondentes àqueles que se fará referência e se comentará na discussão. Deve-se ter devida atenção às normas de apresentação de tabelas e ilustrações evidenciadas (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

  •  5 CONCLUSÕES: Parte final do artigo, na qual se apresentam  as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. As conclusões devem ser breves, recapitulando, sinteticamente, os resultados da pesquisa realizada. Nem sempre se trata de resposta final a um problema. Assim, é possível apresentar novas propostas de pesquisas em torno do tema estudado.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS (apenas quando houver)

     AGRADECIMENTOS: Agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer no final do texto e antes do item Referências.

     REFERÊNCIAS 

    6 REFERÊNCIAS (Normas segundo a NBR 6023) - As referências utilizadas devem ser atuais e pelo menos 70% das referências utilizadas no manuscrito devem ser de artigos científicos publicados nos últimos dez anos. devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

    6.1 PESSOA FÍSICA - O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome e outros sobrenomes, abreviados ou não, conforme consta no documento. Em se tratando de mais de um autor, os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula, seguidos de um espaço.

    * Referência com um autor:

    ALVES, Roque de Brito. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

    * Referência com dois autores:

    KUCZMARSKI, Susan Smith; KUCZMARSKI, Thomas D. Liderança baseada em valores: reconstruindo o compromisso, o desempenho e a produtividade do empregado. 2. ed. São Paulo: Educator, 1999.

    * Referência com três autores:

    COUTINHO, João Pereira; PONDÉ, Luiz Felipe; ROSENFIELD, Denis. Por que virei à direita: três intelectuais explicam sua opção pelo conservadorismo. Porto Alegre: Três Estrelas, 2012.

    * referência com quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Exemplo:

    TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

    RAABE, André Luís Alice et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016 (Série professor criativo, volume especial).

    6.2 LIVROS

    GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2002.

    FREEMAN, D. Redefinindo a relação entre a pesquisa e o que os professores sabem. In: BAILEY, KM; NUNAN, D. (Ed.). Vozes da sala de aula de idiomas. Cambridge Cambridge University Press, p. 88-115, 1996.

    6.3 ARTIGO, SEÇÃO E/OU MATÉRIA DE PUBLICAÇÃO PERIÓDICA - Inclui partes de publicação periódica, artigo, comunicação, editorial, entrevista, recensão, reportagem, resenha e outros. Exemplos:

    ROCKE, Hans; ROSS, Johanna C. Online catalogs for and by librarians. Technical Services Quarterly, Greeley, v. 2, n. 3/4, p. 1-9, Spring/Summer 1985.

    MÃO-DE-OBRA e previdência. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, v. 7, p. 133- 178, 1983. Supl. 4.

    DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

    6.4 ARTIGO, SEÇÃO E/OU MATÉRIA DE PUBLICAÇÃO PERIÓDICA ELETRÔNICA - As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de publicação periódica, de acordo com 7.7.5, acrescidos do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de artigos consultados online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em: <(descrição do site)> e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em: (lembrando que, com exceção do mês de maio, os demais deverão ser abreviados após da terceira letra. Exemplos: dez.; fev.)

    WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998. Disponível em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998.

    DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

    6.5 EVENTOS - Inclui o conjunto dos documentos resultantes de evento (atas, anais, proceedings, entre outros). Exemplos:

    INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CHEMICAL CHANGES DURING FOOD PROCESSING, 2, 1984, Valencia. Proceedings [...]. Valencia: Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, 1984.

    CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41: Encontro sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares, 1, 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

    CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4, 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em:

    7 COMO APRESENTAR:

    Tabelas - formadas por linhas verticais, mas com as extremidades abertas, sendo utilizadas para expressar dados quantitativos. O título, em Times New Roman, tamanho 12, deve ser inserido o mais próximo possível do início da tabela. Abaixo, informar a fonte de onde foram retirados os dados, com letra em tamanho 10, seguida de ponto final. Tabelas podem ocupar 1 coluna, caso seja necessário.

    Tabela 1: Custos e tempo gastos para impressão

     Fonte: Nass (2003).

    Quadros - são, geralmente, formados por linhas verticais e horizontais e devem ser fechados em suas extremidades. São utilizados para expressar dados qualitativos, diferentemente das tabelas. O título, em Times New Roman, tamanho 12, deve ser inserido o mais próximo possível do início do quadro. Abaixo, informar a fonte de onde foram retirados os dados, com letra em tamanho 10, seguida de ponto final. Para as informações dentro do quadro, usar letra Times New Roman, tamanho 11. Quadros podem ocupar 1 coluna, caso seja necessário.

    http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

    Quadro 1: Normas usadas na elaboração de um artigo científico

    Autor

    Título

    Data

    ABNT

    NBR 6023: Elaboração de Referências

    2002

    ABNT

    NBR 6028: Resumos

    2003

    ABNT

    NBR: Citação em Documentos

    2002

    IBGE

    Normas de Apresentação Tabular 3.Ed

    1993

     Fonte: ABNT.NBR 6022 (2003, p. 1).

    Imagens - categoria abrangente, incluindo fotografias, ilustrações, gravuras, gráficos, mapas, fluxogramas etc. O título, em Times New Roman, tamanho 12, deve ser inserido o mais próximo possível do início da imagem. Abaixo, informar a fonte de onde foram retirados os dados, com letra em tamanho 10, seguida de ponto final. Imagens podem ocupar 1 coluna, caso seja necessário.

     

    Figura 1: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

      Fonte: ABNT (2017).

     

Artigos

 A seção principal da revista é para artigos originais e inéditos, nos quais devem adotar rigorosamente o modelo de documento disponível aqui. Não são aceitos artigos de revisão bibliográfica.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Faça uma nova submissão para a seção Artigos.