Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os textos submetidos à avaliação devem ser originais e inéditos, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Eles devem adotar o estilo acadêmico, tanto em termos de estrutura, quanto no que se refere à linguagem utilizada e ao conteúdo dos argumentos. Sublinha-se que os textos submetidos à Revista Ifes Ciência não poderão estar em processo de avaliação em outros veículos de divulgação acadêmica, sejam eles nacionais ou internacionais ou ser fruto do reaproveitamento de artigos publicados em outros periódicos.
  • Ao submeter um texto ao periódico, o(s) autor(es) NÃO identificaram seu(s) respectivo(s) nome(s) no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será automaticamente desconsiderado. Os dados relativos à autoria do trabalho devem ser registrados na página de submissão do texto.
  • O artigo encontra-se livre de plágio e de auto-plágio.
  • Os artigos, quando publicados, passam a ser propriedades da Revista Ifes Ciência.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Foi incluído no tópico do artigo o ítem agradecimento às instituições de fomento?
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Os autores devem assegurar que a pesquisa, quando for o caso, tenha passado pela aprovação do órgão pertinente relacionado aos Comitês de Ética para pesquisa com seres humanos e ao Comitê de Uso e Bem Estar Animal.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • No momento da submissão, os autores devem incluir no campo “Comentários para o editor” a indicação de, no mínimo, 3 potenciais avaliadores, preferencialmente com doutorado, informando nome, instituição e e-mail de cada um. Há preferência por potenciais avaliadores não vinculados à instituição dos autores. Em caso de autores do Ifes, os avaliadores sugeridos não podem ser do mesmo campus/campi que os autores. Pede-se diversificar as indicações, contemplando ao mínimo 2 campi/instituições distintas, visando diversificar as contribuições aos artigos e aumentar as possibilidades de aceite de convites para revisão de artigo.

Diretrizes para Autores

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Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS

Utilize o arquivo modelo para auxiliá-lo na formatação do manuscrito.

 

A Revista Ifes Ciência realiza a verificação de todas as submissões de plágio e autoplágio. Assim, qualquer identificação de plágio implicará em recusa imediata. Sob nenhuma circunstância a Revista Ifes Ciência aceitará artigos previamente publicados em outras plataformas. Caso um trabalho seja plagiado após sua publicação, ele será imediatamente removido da plataforma e os autores serão notificados e removidos da lista de contribuintes para a revista.

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

  • Título: escrito no idioma empregado na redação do manuscrito (português, inglês ou espanhol). Abaixo do Título em fonte Times New Roman, tamanho 11, e alinhamento à direita, deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) sem abreviações e com indicativo numérico sobrescrito da filiação institucional e e-mail, descritos em nota de rodapé. IMPORTANTE: O nome do autor será inserido somente após o aceite.
  • Resumo ou Resumen: A estrutura do resumo se configura em um único parágrafo, contendo até 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11 - espaço simples, justificado. O texto do resumo deve representar o conteúdo da pesquisa, contemplando a proposta do trabalho, os objetivos, a fundamentação/discussão teórica, os procedimentos metodológicos e os principais resultados. Não deverá incluir referências bibliográficas. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ABNT - NBR 6028).
  • Palavras-chave/Palabras clave: para textos escritos em idioma português ou espanhol, respectivamente. Palavra(s) representativa(s) do conteúdo do trabalho e, muitas das vezes, escolhida(s) em vocabulário controlado. Inserir no máximo cinco (5), grafadas em letras minúsculas (salvo se forem nomes próprios ou siglas), escritas no idioma do texto, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após a última.
  • Título em inglês: para textos escritos em idioma português ou espanhol. Caso a redação do texto no manuscrito seja em realizada inglês traduzir essa parte para o português.
  • Abstract: O resumo (em inglês) deve ser consistente com a versão em português (Abstract). O texto deve ser formatado com os mesmos padrões listados acima.
  • Keywords: seguir os padrões da versão em portugues.                                                                                                                                                                                   * Os títulos da "Palavras-chave", bem como seus respectivos correspondentes em idioma estrangeiro, devem ser escritos em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.

CORPO DO TEXTO: O títulos dos itens devem ser escritos em CAIXA ALTA. Espera-se que o documento apresente os seguintes itens: Introdução; Materiais e Métodos, Resultados e Discussão; Conclusões; Considerações Finais (quando houver); Agradecimentos; Referências; Anexo(quando houver).

  • Introdução: trata-se de uma parte inicial do artigo em que os autores normalmente fazem para o leitor uma delimitação do assunto tratado, dos objetivos da pesquisa e/ou de outros elementos necessários para situar a temática abordada no trabalho. Não existem regras rígidas para sua redação.
  • Materiais e Métodos: recomenda-se detalhar os procedimentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho a fim de garantir que os leitores consigam interpretar corretamente os resultados ou utilizar as informações para reproduzir o estudo. Apresente apenas as metodologias que darão sustentação aos resultados e às conclusões. Em alguns casos, pode-se subdividir esta seção em tópicos, de modo a facilitar a leitura e a identificação de aspectos metodológicos específicos do trabalho em questão.
  • Resultados e Discussão: a apresentação deverá ressaltar os aspectos mais importantes de seus dados, correspondentes àqueles que você fará referência e comentará na discussão. Atente-se às normas de apresentação de tabelas e ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) e equações.

             As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Toda tabela deverá ter título, escrito no topo, colocado na parte superior, com alinhamento centralizado, utilizando a fonte 12, para indicar a  natureza e as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos. Deve ter um título claro, ordenado em algarismo arábico, com uma numeração independente e sequencial (Tabela 1, Tabela 2, etc.); somente devem ser colocadas as linhas referentes aos limites da tabela e a(s) linha(s) do cabeçalho; não devem ser colocadas linhas verticais, à esquerda e à direita, da tabela; não devem ser colocadas linhas verticais para separar as colunas; não devem ser colocadas linhas horizontais para separar as linhas Após a tabela, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja uma produção do próprio autor), utilizando a fonte 10;

           Para ilustrações,  a identificação deverá constar na parte superior da mesma, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara (Figura 1 -, Gráfico 1 -, Quadro 1 -, etc.), utilizando a fonte tamanho 12. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, conforme o projeto gráfico.

           As equações e fórmulas deverão ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.

  • Conclusões: Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Recomenda-se limitar às conclusões que tenha embasamento nos dados que você coletou e que foram discutidos anteriormente.
  • Considerações finais: inserir o item apenas quando houver.
  • Agradecimentos: os agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer no final do texto e antes do item Referências.
  • Referências: deverão seguir as orientações normativas presentes na ABNT NBR 6023 de agosto de 2002.

           As citações no texto: seguirão o sistema autor-data, indicando-se a página quando se tratar de citação direta. Checar se todas as citações no texto constam da lista de referências bibliográficas.

  1. Apenas um autor: Volpato (2017) ou (VOLPATO, 2017).
  2. Dois autores: Silva e Oliveira (2009) ou (SILVA e OLIVEIRA, 2009).
  3. Três ou mais autores: Cáceres et al. (2011) ou (CÁCERES et al., 2011).
  4. Organizar as referências em ordem alfabética e cronologicamente dentro de parênteses, e use (;) ponto e vírgula para separar citações múltiplas dentro de parênteses, por exemplo: (BOLELI, 2003; BOERJAN, 2006; MURAROLI e MENDES, 2003).
  5. Identificar múltiplas citações 'mesmo autor, mesma data' com a ajuda de letras minúsculas, por exemplo: (VOLPATO, 2009a, b).

            Lista de referências - As referências serão apresentadas no final do manuscrito, em ordem alfabética de entrada e, deverão seguir as orientações normativas presentes na ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Tais referências devem ser alinhadas somente à margem esquerda do texto, de forma a identificar cada documento, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco. Abaixo segue o modelo correspondentes aos principais formatos. É importante destacar que existem mais exemplos e regras na norma ABNT. Este guia é apenas um resumo dos casos mais comuns que aparecem nos artigos científicos. 

Artigos em periódicos científicos - FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen. Ano.

Exemplos: VOLPATO, G.  Como escrever um artigo científico.Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 4, n.1, p.97-115. 2007. 

CÁCERES, A.M.; GÂNDARA, J.P.; PUGLISI, M.L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v.23, n.4, p.401-406. 2011. 

 

Artigo de periódico em meio eletrônico - FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, data. Disponível em: <http: endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). ano.

Exemplos: BROWN, H. Citations of electronic documents in an electronic document. Disponível em: <http://neal.cstateu.edu/history/chicago.html>. Acesso em 17 de março de 2016.

 

Livros -  FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. (Série ou Coleção).

Exemplos: VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. 2. ed.  Botucatu: Best Writing, 2017. 

PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

 

Livro em meio eletrônico - FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano. numero do volume e/ou total de páginas. (nota de série). Disponível em: 

<endereço eletrônico>. Acesso em: dia. mês abreviado. Ano.

Exemplo: SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1: Entendendo o meio ambiente. Disponível em: <http://www.bdt.fat.org.br/sma/entendendo/indic1>. Acesso em: 26 abr. 2006.

 

Capítulos de Livros - FORMATO: autor(es), título do capítulo, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa do livro como todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.

Exemplo: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporâneaSão Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Trabalhos acadêmicos (Teses e Dissertações) - FORMATO: Autor. Título. Ano. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (Titulação e área de concentração) - Nome do Campus(Faculdade), Nome da Universidade, Cidade de publicação, ano.

Exemplo: AQUINO, A. M. S. Escoamentos em meios porosos entre superfícies oscilantes, uma análise do ponto de vista da tribologia. 1998. 121 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 1998.

 

Trabalho apresentados em eventos - FORMATO: Autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático etc., seguidos de ...), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Exemplo: SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

 

Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico - As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

Exemplo:SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www. propesq. ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 

  •  ANEXOS: quando houver, devem ser indicados no corpo do texto e apresentados no final, após as referências.
  • INFORMAÇÕES IMPORTNATES:

1. Os conceitos e afirmações contidos nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

2. Será obrigatório o cadastro de todos autores nos metadados de submissão. O artigo não tramitará enquanto o referido item não for atendido. 

3. Os artigos serão publicados em ordem de aprovação.

4. Os artigos não aprovados serão arquivados havendo, no entanto, o encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

5. Em caso de dúvida, consultar artigos de fascículos já publicados antes de dirigir-se à Comissão Editorial.

6. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação de plágio usando o programa de verificação cruzada.

 

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