ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Mirella Guedes Lima de Castro
  • Adriana Silva Fleischmann Gava
  • Luiza Helena Pio Cazelli
  • Kamila Scalzer
  • Lilia Márcia Alvarenga Lourete
  • Josiane Brunetti Cani

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1886

Palabras clave:

CTSA, Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado

Resumen

Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade.

Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.

Publicado

17-10-2022

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cómo citar

ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. (2022). Revista Ifes Ciência , 8(1), 1-21. https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1886

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